Já disponível

CENTRO QUALIFICA

UM ANO DE EXISTÊNCIA

O balanço é bastante positivo, uma vez que foram vários os adultos que conseguiram terminar o 9º ano e o 12º ano, através do processo de RVCC, assim como os jovens, com mais de 18 anos, que terminaram o ensino secundário, através do curso EFA tipo C.

Imagens de alguns júris dos processos de RVCC

 

Visita da Associação Animam

NOTÍCIAS DA

BIBLIOTECA ESCOLAR

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES

 

 

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA

Notícias

Notícia (10-12-2019)

 
Natal dos Informáticos

O Natal está a chegar e, com ele, a tradição de enfeitar a casa e montar a árvore de Natal. A turma do CEF de Informática  em colaboração com alunos da turma do 1º P (Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos) meteram mãos à obra e montaram no pavilhão D uma árvore de Natal utilizando componentes de hardware de computador. A árvore de Natal tem 4,5 metros de altura e no seu desenvolvimento foram utilizados 50 componentes de hardware e 600 leds.
Tem ainda instalado um sistema de som que vai durante alguns intervalos tocar músicas de natal.

 

Notícia (10-12-2019)

Notícia (03-12-2019)

 

Notícia (05-12-2019)

 
Alunos do CEF em ação de apoio ao  Centro Social Paroquial S. Pedro e S. João do Estoril

No âmbito do projeto de cidadania desenvolvido pelo nosso agrupamento de escolas, a turma do CEF de informática, com vista a promover uma ligação  efectiva  com  a comunidade, idealizou uma doação de um computador montado pela turma, com peças usadas e mais uma tela desenvolvida com papel cenário ao longo das aulas de MEI (Manutenção de Equipamentos Informáticos), que seria depois oferecido a uma instituição de solidariedade com vista à montagem de um sistema de cinema. 
A instituição selecionada  foi o Centro Social Paroquial S. Pedro e S. João do Estoril - CSPSPSJE, que dista a curta distância da escola secundária.  Após as devidas diligências com o centro, a turma do CEF, no dia 28 de novembro, foi entregar no Centro de dia o respetivo computador com a tela e umas colunas potentes de modo a instalar um sistema de cinema.
Este projeto permite que o Centro tenha a possibilidade de projetar TV online, Internet, filmes, entre outros, numa tela com 2 metros e meio de largura.
A turma levou o vídeo da peça de teatro com o ator Fernando Mendes "Noivo por Acaso" e ainda levou um bolo feito pela escola, que permitiu uma tarde de muita gargalhada e convívio com os utentes do Centro de dia.
Irão ser feitos mais projetos em parceria com o Centro de modo a fomentar a melhoria da qualidade de vida e a coesão social da comunidade, através da dinamização de diversas atividades com vista à inclusão, promoção, capacitação e participação dos nossos alunos em projetos da vida real. 

Ver FOTOS

Notícia (05-12-2019)

 

Alunos do CEF no banco Alimentar

Os alunos do 2º P do Curso profissional de Programação e 4 professores do Grupo de Informática,  participaram com grande adesão na campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome, no dia 30 de novembro. Os alunos estiveram presentes no Mini Preço da Galiza.
Ao longo do dia, distribuídos por turnos, estiveram presentes a quase totalidade dos alunos da turma do 2º P. A tarefa foi exigente, mas também muito gratificante, como todos comentavam ao fim de várias horas de trabalho. 
Conseguiram contribuir com 384 Kg de alimentos para as 2.125 toneladas conseguidas a nível nacional.

O nosso obrigado a todos os voluntários."

Notícia (03-12-2019)

 

Notícia (01-12-2019)

 

Semana dos Direitos Humanos 2019

A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica em parceria com a Biblioteca Escolar, organiza a Semana dos Direitos Humanos de 9 a 15 de dezembro de 2019. Esta será uma forma de assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas que proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esta iniciativa tem como principal finalidade sensibilizar os nossos alunos para a importância de que se reveste a defesa dos Direitos Humanos em nome das vitimas de algum tipo de discriminação ou perseguição nos dias de hoje.

Informação: A participação nas sessões por parte das turmas deverá ser formalizada até ao dia 6 de dezembro para o correio eletrónico da biblioteca escolar biblioteca.essje@gmail.com.

Notícia (26-11-2019)

 

Notícia (26-11-2019)

 

“Voz dos Jovens”

No passado dia 21 de novembro, na Nova SBE – Carcavelos, catorze Delegados e Subdelegados da Escola Secundária de São João do Estoril tiveram a oportunidade de participar em mais uma edição do fórum “A Voz dos Jovens”, organizado pela Câmara Municipal de Cascais.
Este ano, o tema escolhido foi “Da escola que temos à escola que queremos”.
Durante várias sessões, os Delegados e Subdelegados de todas as escolas do concelho trabalharam em conjunto na elaboração de propostas para apresentar ao poder executivo local.
A proposta apresentada abordou questões relacionadas com:
-infra-estruturas e equipamento;
-qualidade de vida, transportes, alimentação e ambiente;
-serviços escolares;
-currículo, disciplinas, carga horária;
-avaliação e acesso ao ensino superior;
-reconhecimento do mérito;
-participação, autonomia estudantil e integração;
-metodologias educacionais e intercâmbios culturais.
Os alunos da Escola Secundária de São João do Estoril mostraram-se excelentes oradores, nomeadamente, Rodrigo Santos (10ºB) e Sophia Elias (11ºL) que receberam diversos elogios e foram ainda convidados pela Associação Nacional de Encarregados de Educação para participar num congresso, onde irão tecer algumas considerações sobre o regime de acesso ao ensino superior que consideram injusto e desajustado. Há que destacar ainda o debate sobre educação que contou com a participação de alunos vindos da Catalunha.

VEJA AQUI AS FOTOS

Notícia (26-11-2019)

 

 Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza

  

No dia 17 de outubro, os alunos do 10º A, do 10º C e do 10º D, sob a orientação da sua Professora de Português, Manuela Portal, aderiram, entusiasticamente, ao repto lançado pela Oikos à Escola Secundária de São João do Estoril.

Assim, embora tivessem tido o seu primeiro Teste de Avaliação Sumativa à disciplina de Biologia e Geologia, um dos “cadeirões” do Curso de Ciências e Tecnologias, assinalaram, em contexto de sala de aula, o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, com a realização de um cordão humano, uma foto no telemóvel e um vídeo.

Em suma, estão de parabéns pela concretização da atividade que mereceu da parte da Oikos um agradecimento, como pode verificar-se pela imagem.

Esperemos que fique a “semente” da solidariedade…

 

Notícia (26-11-2019)

 
Tomada de Posse da Associação de Estudantes da Escola Secundária de São João do Estoril

A nova Associação de Estudantes da Escola Secundária de São João do Estoril, eleita no passado dia 15 de novembro, tomou posse,  com pompa e circunstância, na passada quinta-feira, dia 21 de novembro. Marcaram também presença nesta cerimónia o Dr. Fernando Ramos, Diretor do Agrupamento e o Dr. António Padeira, Presidente do Conselho Geral. 

Notícia (26-11-2019)

 
Assinatura de Carta de Compromisso Escola Inova 20/25

Enquadrada pela Semana da Educação, na passada sexta-feira, dia 22 de novembro 10 dos 11 diretores dos agrupamentos de escolas de Cascais participaram numa cerimónia para assinar, juntamente com o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, a Carta de Compromisso Escola Inova 20/25. O evento teve lugar no auditório da Universidade Nova de Lisboa, no âmbito do Seminário "Apostar na Educação, Construir Futuros".

 

Notícia (15-11-2019)

 

Projeto Mãos Solidárias - Aproxima-te

Campanha 2019 

A Campanha de Solidariedade Projeto Mãos Solidárias 2019 – Aproxima-te, arranca no dia 18 de novembro no  Agrupamento de Escolas S. João do Estoril. À semelhança dos anos anteriores quer congregar boas vontades em torno de uma causa que promove a ajuda ao próximo, nomeadamente dos nossos alunos mais carenciados.

Assim, apela-se à mobilização de toda a comunidade educativa  no sentido de constituir-se o maior número possível de cabazes de natal. A entrega pode ser feita no quiosque solidário na sala de convívio da escola, entre os dias 25 de novembro e 17 de dezembro. O (s) cabaz(es) entregues pelos alunos devem vir acompanhados com uma folha onde conste a identificação do ano e turma, assim como as quantidades dos produtos do respetivo cabaz.

O cartaz da presente campanha foi criado pela aluna Rayssa Rosa do 2º R  do curso Profissional de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade.

Todas as dúvidas podem ser encaminhadas para a organização através do seguinte  email: biblioteca.essje@gmail.com ou ao professor António Padeira na biblioteca escolar.

Produtos para o Cabaz 2019

Açúcar, Arroz, Azeite, Bacalhau, Bolachas, Brinquedos, Chocolates, Conservas, Detergentes, Escovas de Dentes, Farinha, Gel de banho, Leite, Livros,Massas,Material Escolar,Pastas de Dentes,Rebuçados,Sabão,Sabonetes…

©Organização Projeto Mãos Solidárias



Notícia (12-11-2019)

 

S. Martinho  



Notícia (29-10-2019)

 

Halloween no nosso Bar  


Mais uma data festiva assinalada pelo nosso bar temático,  Halloween .  O conhecido " Dia das Bruxas"  é uma celebração observada em vários países, principalmente no mundo anglófono, em 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos.  Parabéns à Florbela, à Tila e à Conceição que têm sido as responsáveis pela decoração do espaço contribuindo desta forma para manter vivas estas tradições.

Notícia (29-10-2019)

Dia Mundial da Alimentação

No passado dia 16 de Outubro, integrado nas atividades comemorativas do Dia Mundal da Alimentação, os alunos do 6º ano sensibilizaram toda a população escolar para o consumo de ementas saudáveis, dando especial destaque às frutas e legumes regionais e da época.
Tiveram um excelente patrocínio do Intermarché que, mais uma vez, fez parceria com a nossa Eco Escola.
Resultante de um trabalho de grupo, em aulas de Ciências, surgiram também conselhos práticos  e dicas que apareceram em cartazes bem coloridos, ensinando todos a ter uma alimentação seguindo a Dieta Mediterrânica, património da Humanidade pela UNESCO.
Estiveram presentes Pais destes alunos , a Associação de Pais e a Saúde Escolar, na pessoa da Srª Enfª Cristina Mota, que realizou Sessões de Educação para a Saúde, alusivas à Prevenção do Consumo de Cafeína e Bebidas Energéticas nos jovens, aos alunos do 6ºA,  6ºB e 6ºC.

Foram focados assuntos como:

  • Quantidade de cafeína presente em várias bebidas do nosso dia-a-dia
  • Composição das bebidas energéticas (BE)
  • Efeitos da cafeína no organismo
  • Efeitos dos estimulantes (presentes nas BE) no organismo
  • Diferenças entre BE e bebidas isotónicas
  • Hábitos de vida que contribuem para desenvolvimento saudável e/ou pouco saudável.

Notícia (27-09-2019)

10 ANOS DE CASA DAS HISTÓRIAS PAULA REGO

 630.000 visitantes
Mais de 30 exposições
Colaboração com museus nacionais e de todo o mundo
Contrato renovado por mais 10 anos com a Câmara Municipal de Cascais

Casa das Histórias Paula Rego (CHPR) celebra dez anos a 18 de setembro, com uma programação especial que se prolonga até novembro [ver programa], preparada pelo Serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus de Cascais.
Para assinalar a data, as entradas são gratuitas durante cinco dias, desta quarta-feira (dia do aniversário) até ao próximo domingo, 22 de setembro, a que se juntam diversas atividades, entre as quais uma visita guiada no domingo, às 16h00.
"É uma honra para mim assistir, ainda que longe, às comemorações do 10º Aniversário do museu que me é dedicado. Aguardo com expetativa a continuidade deste valioso projeto, em colaboração estreita com a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I, através da assinatura de um novo contrato com a duração de dez anos. Quero ainda agradecer a todos aqueles que têm contribuído para o êxito alcançado na Casa das Histórias Paula Rego", realça a artista Paula Rego.
O acordo para a continuação da atividade da Casa das Histórias Paula Rego é também motivo de orgulho para o presidente da Câmara Municipal de Cascais, que desde logo assumiu o compromisso do financiamento para o normal funcionamento do museu.«Quando assumi a presidência da Câmara Municipal de Cascais, tinha já consciência clara da importância estratégica para o programa de cultura e arte no nosso Concelho de um equipamento como a CHPR. Não só estava certo do êxito em termos de visitantes, mas também em termos de repercussão crítica, nacional e internacional, das suas ricas atividades", salienta Carlos Carreiras, acrescentando que "é por isso com grande regozijo que comemoramos o 10º Aniversário da CHPR, comprovando o excecional relacionamento que mantemos com Artista e Família, em especial a partir do momento em que tive o gosto de me deslocar ao ateliê de Londres para assinar o contrato que ainda está vigente e que, em breve, será substituído por outro praticamente idêntico e com a mesma duração de dez anos."

Do contrato inicial resultou a doação de um significativo conjunto de desenhos e gravuras da artista, bem como o comodato de algumas das suas mais emblemáticas pinturas.
A Casa das Histórias Paula Rego é um equipamento que integra o Bairro dos Museus de Cascais, sendo gerido pela Fundação D. Luís I. "É de salientar o papel que a Casa das Histórias Paula Rego, a par de outros equipamentos, como o Centro Cultural de Cascais e o Museu Condes de Castro Guimarães, desempenha como motor das atividades culturais e artísticas desenvolvidas no âmbito do Bairro dos Museus, cuja criação se deve à iniciativa do executivo da Câmara Municipal de Cascais, nomeadamente do seu presidente Carlos Carreiras", enaltece Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I.
Ao longo desta década, o museu recebeu cerca de 630 mil visitantes, que apreciaram mais de 30 exposições, entre pintura, gravura e desenho de Paula Rego. "Durante esta década de existência, as exposições realizadas na Casa das Histórias Paula Rego contaram com colaborações e parcerias com outros grandes museus internacionais, que muito contribuíram para a afirmação da singularidade e importância deste museu dedicado à mais reconhecida artista portuguesa contemporânea", refere Catarina Alfaro, coordenadora da programação e conservação do museu.
A programação dos 10 anos da Casa das Histórias Paula Rego dirige-se ao público em geral, escolas e instituições.

Notícia (24-09-2019)

REUNIÕES DOS DIRETORES DE TURMA COM OS

ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

10º ANO


Primeiro, realiza-se a sessão de abertura do ano letivo, com a Direção e os Encarregados de Educação, na Sala de Convívio. Em seguida, têm lugar as reuniões dos Diretores de Turma com os Encarregados de Educação, conforme indicado nos quadros que se seguem.

Turmas A a J

Turmas K e L

Profissionais

Notícia (24-09-2019)


Notícia (19-09-2019)

Despacho Normativo nº 7255_2018

Notícia (19-09-2019)


Notícia (18-09-2019)


Notícia (16-09-2019)


Notícia (02-09-2019)


Notícia (01-08-2019)

Tomada de Posse do novo Diretor

No passado dia 15, reuniu em sessão pública o Conselho Geral a fim de dar posse ao novo diretor do Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril, o professor Fernando Manuel Freire da Silva Ramos. O Auditório Ana Ribeiro foi pequeno para acolher todos quantos quiseram estar presentes e testemunhar tão importante ato da vida do agrupamento. O Conselho Geral aprovou ainda por aclamação um louvor ao diretor cessante professor José António dos Santos Loureiro e a toda equipa que ao longo do seu mandato desempenhou as suas funções com elevado sentido de responsabilidade, competência e profissionalismo. 


Notícia (21-07-2019)


Notícia (11-07-2019)

AVISO

LINK MEGA

Ver histórico de notícias da escola.

 

 

Aviso

Direção/Secretaria

Concurso de Contratação de Escola

Em destaque no lado esquerdo pode ser consultado todo o processo de contratação de escola. Clique em Contratação de Escola.

 

 

Welcome
Welcome
image1 image2 image3 image4
image1 image2 image3 image4

This is an example of the content for a specific image in the Nivo slider. Lorem ipsum not available so I'll just type a bunch of stuff....

This is an example of the content for a specific image in the Nivo slider. Lorem ipsum not available so I'll just type a bunch of stuff....

This is an example of the content for a specific image in the Nivo slider. Lorem ipsum not available so I'll just type a bunch of stuff....

Welcome
themed object
get in touch
back to top