Notícias

Notícia (03-12-2019)

 

Notícia (05-12-2019)

 
Alunos do CEF em ação de apoio ao  Centro Social Paroquial S. Pedro e S. João do Estoril

No âmbito do projeto de cidadania desenvolvido pelo nosso agrupamento de escolas, a turma do CEF de informática, com vista a promover uma ligação  efectiva  com  a comunidade, idealizou uma doação de um computador montado pela turma, com peças usadas e mais uma tela desenvolvida com papel cenário ao longo das aulas de MEI (Manutenção de Equipamentos Informáticos), que seria depois oferecido a uma instituição de solidariedade com vista à montagem de um sistema de cinema. 
A instituição selecionada  foi o Centro Social Paroquial S. Pedro e S. João do Estoril - CSPSPSJE, que dista a curta distância da escola secundária.  Após as devidas diligências com o centro, a turma do CEF, no dia 28 de novembro, foi entregar no Centro de dia o respetivo computador com a tela e umas colunas potentes de modo a instalar um sistema de cinema.
Este projeto permite que o Centro tenha a possibilidade de projetar TV online, Internet, filmes, entre outros, numa tela com 2 metros e meio de largura.
A turma levou o vídeo da peça de teatro com o ator Fernando Mendes "Noivo por Acaso" e ainda levou um bolo feito pela escola, que permitiu uma tarde de muita gargalhada e convívio com os utentes do Centro de dia.
Irão ser feitos mais projetos em parceria com o Centro de modo a fomentar a melhoria da qualidade de vida e a coesão social da comunidade, através da dinamização de diversas atividades com vista à inclusão, promoção, capacitação e participação dos nossos alunos em projetos da vida real. 

Ver FOTOS

Notícia (05-12-2019)

 

Alunos do CEF no banco Alimentar

Os alunos do 2º P do Curso profissional de Programação e 4 professores do Grupo de Informática,  participaram com grande adesão na campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome, no dia 30 de novembro. Os alunos estiveram presentes no Mini Preço da Galiza.
Ao longo do dia, distribuídos por turnos, estiveram presentes a quase totalidade dos alunos da turma do 2º P. A tarefa foi exigente, mas também muito gratificante, como todos comentavam ao fim de várias horas de trabalho. 
Conseguiram contribuir com 384 Kg de alimentos para as 2.125 toneladas conseguidas a nível nacional.

O nosso obrigado a todos os voluntários."

Notícia (03-12-2019)

 

Notícia (27-11-2019)


Notícia (27-11-2019)

Convenção sobre os Direitos da Criança

(CDC)
Estendal dos Direitos

Na sequência da comemoração dos trinta anos sobre a Convenção dos Direitos da Criança, o nosso Agrupamento não quis deixar de responder ao desafio proposto pela CPCJ e pela Junta de Freguesia para a participação dos nossos alunos na campanha nacional com vista à consciencialização e sensibilização das crianças e jovens para os seus direitos. No Mercado da Vila e na Escola Básica de S. João (Escola EB 2,3 da Galiza) os alunos expuseram os seus trabalhos e o “Estendal dos Direitos” não deixou ninguém indiferente ao tema que os moveu: o Direito à Participação.

Ver fotos

Notícia (27-11-2019)

Convenção sobre os Direitos da Criança
(CDC)
Estendal dos Direitos

Na sequência da comemoração dos trinta anos sobre a Convenção dos Direitos da Criança, o nosso Agrupamento não quis deixar de responder ao desafio proposto pela CPCJ e pela Junta de Freguesia para a participação dos nossos alunos na campanha nacional com vista à consciencialização e sensibilização das crianças e jovens para os seus direitos. No Mercado da Vila e na Escola Básica de S. João (Escola EB 2,3 da Galiza) os alunos expuseram os seus trabalhos e o “Estendal dos Direitos” não deixou ninguém indiferente ao tema que os moveu: o Direito à Participação.


Notícia (29-10-2019)

Dia Mundial da Alimentação

No passado dia 16 de Outubro, integrado nas atividades comemorativas do Dia Mundal da Alimentação, os alunos do 6º ano sensibilizaram toda a população escolar para o consumo de ementas saudáveis, dando especial destaque às frutas e legumes regionais e da época.
Tiveram um excelente patrocínio do Intermarché que, mais uma vez, fez parceria com a nossa Eco Escola.
Resultante de um trabalho de grupo, em aulas de Ciências, surgiram também conselhos práticos  e dicas que apareceram em cartazes bem coloridos, ensinando todos a ter uma alimentação seguindo a Dieta Mediterrânica, património da Humanidade pela UNESCO.
Estiveram presentes Pais destes alunos , a Associação de Pais e a Saúde Escolar, na pessoa da Srª Enfª Cristina Mota, que realizou Sessões de Educação para a Saúde, alusivas à Prevenção do Consumo de Cafeína e Bebidas Energéticas nos jovens, aos alunos do 6ºA,  6ºB e 6ºC.

Foram focados assuntos como:

  • Quantidade de cafeína presente em várias bebidas do nosso dia-a-dia
  • Composição das bebidas energéticas (BE)
  • Efeitos da cafeína no organismo
  • Efeitos dos estimulantes (presentes nas BE) no organismo
  • Diferenças entre BE e bebidas isotónicas
  • Hábitos de vida que contribuem para desenvolvimento saudável e/ou pouco saudável.

Notícia (27-09-2019)

10 ANOS DE CASA DAS HISTÓRIAS PAULA REGO

 630.000 visitantes
Mais de 30 exposições
Colaboração com museus nacionais e de todo o mundo
Contrato renovado por mais 10 anos com a Câmara Municipal de Cascais

Casa das Histórias Paula Rego (CHPR) celebra dez anos a 18 de setembro, com uma programação especial que se prolonga até novembro [ver programa], preparada pelo Serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus de Cascais.
Para assinalar a data, as entradas são gratuitas durante cinco dias, desta quarta-feira (dia do aniversário) até ao próximo domingo, 22 de setembro, a que se juntam diversas atividades, entre as quais uma visita guiada no domingo, às 16h00.
"É uma honra para mim assistir, ainda que longe, às comemorações do 10º Aniversário do museu que me é dedicado. Aguardo com expetativa a continuidade deste valioso projeto, em colaboração estreita com a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I, através da assinatura de um novo contrato com a duração de dez anos. Quero ainda agradecer a todos aqueles que têm contribuído para o êxito alcançado na Casa das Histórias Paula Rego", realça a artista Paula Rego.
O acordo para a continuação da atividade da Casa das Histórias Paula Rego é também motivo de orgulho para o presidente da Câmara Municipal de Cascais, que desde logo assumiu o compromisso do financiamento para o normal funcionamento do museu.«Quando assumi a presidência da Câmara Municipal de Cascais, tinha já consciência clara da importância estratégica para o programa de cultura e arte no nosso Concelho de um equipamento como a CHPR. Não só estava certo do êxito em termos de visitantes, mas também em termos de repercussão crítica, nacional e internacional, das suas ricas atividades", salienta Carlos Carreiras, acrescentando que "é por isso com grande regozijo que comemoramos o 10º Aniversário da CHPR, comprovando o excecional relacionamento que mantemos com Artista e Família, em especial a partir do momento em que tive o gosto de me deslocar ao ateliê de Londres para assinar o contrato que ainda está vigente e que, em breve, será substituído por outro praticamente idêntico e com a mesma duração de dez anos."

Do contrato inicial resultou a doação de um significativo conjunto de desenhos e gravuras da artista, bem como o comodato de algumas das suas mais emblemáticas pinturas.
A Casa das Histórias Paula Rego é um equipamento que integra o Bairro dos Museus de Cascais, sendo gerido pela Fundação D. Luís I. "É de salientar o papel que a Casa das Histórias Paula Rego, a par de outros equipamentos, como o Centro Cultural de Cascais e o Museu Condes de Castro Guimarães, desempenha como motor das atividades culturais e artísticas desenvolvidas no âmbito do Bairro dos Museus, cuja criação se deve à iniciativa do executivo da Câmara Municipal de Cascais, nomeadamente do seu presidente Carlos Carreiras", enaltece Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I.
Ao longo desta década, o museu recebeu cerca de 630 mil visitantes, que apreciaram mais de 30 exposições, entre pintura, gravura e desenho de Paula Rego. "Durante esta década de existência, as exposições realizadas na Casa das Histórias Paula Rego contaram com colaborações e parcerias com outros grandes museus internacionais, que muito contribuíram para a afirmação da singularidade e importância deste museu dedicado à mais reconhecida artista portuguesa contemporânea", refere Catarina Alfaro, coordenadora da programação e conservação do museu.
A programação dos 10 anos da Casa das Histórias Paula Rego dirige-se ao público em geral, escolas e instituições.

Notícia (19-09-2019)

Despacho Normativo nº 7255_2018

Notícia (18-09-2019)


Notícia (30-08-2019)


Notícia (01-08-2019)

Tomada de Posse do novo Diretor

No passado dia 15, reuniu em sessão pública o Conselho Geral a fim de dar posse ao novo diretor do Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril, o professor Fernando Manuel Freire da Silva Ramos. O Auditório Ana Ribeiro foi pequeno para acolher todos quantos quiseram estar presentes e testemunhar tão importante ato da vida do agrupamento. O Conselho Geral aprovou ainda por aclamação um louvor ao diretor cessante professor José António dos Santos Loureiro e a toda equipa que ao longo do seu mandato desempenhou as suas funções com elevado sentido de responsabilidade, competência e profissionalismo. 


Notícia (21-07-2019)


Notícia (11-07-2019)

AVISO

LINK MEGA

Ver histórico de notícias da escola.

 

 

Aviso

Direção/Secretaria

Concurso de Contratação de Escola

Em destaque no lado esquerdo pode ser consultado todo o processo de contratação de escola. Clique em Contratação de Escola.

 

 

Welcome
Welcome
image1 image2 image3 image4
Welcome
themed object
get in touch
back to top