Notícias

Notícia (27-09-2019)

10 ANOS DE CASA DAS HISTÓRIAS PAULA REGO

 630.000 visitantes
Mais de 30 exposições
Colaboração com museus nacionais e de todo o mundo
Contrato renovado por mais 10 anos com a Câmara Municipal de Cascais

Casa das Histórias Paula Rego (CHPR) celebra dez anos a 18 de setembro, com uma programação especial que se prolonga até novembro [ver programa], preparada pelo Serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus de Cascais.
Para assinalar a data, as entradas são gratuitas durante cinco dias, desta quarta-feira (dia do aniversário) até ao próximo domingo, 22 de setembro, a que se juntam diversas atividades, entre as quais uma visita guiada no domingo, às 16h00.
"É uma honra para mim assistir, ainda que longe, às comemorações do 10º Aniversário do museu que me é dedicado. Aguardo com expetativa a continuidade deste valioso projeto, em colaboração estreita com a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I, através da assinatura de um novo contrato com a duração de dez anos. Quero ainda agradecer a todos aqueles que têm contribuído para o êxito alcançado na Casa das Histórias Paula Rego", realça a artista Paula Rego.
O acordo para a continuação da atividade da Casa das Histórias Paula Rego é também motivo de orgulho para o presidente da Câmara Municipal de Cascais, que desde logo assumiu o compromisso do financiamento para o normal funcionamento do museu.«Quando assumi a presidência da Câmara Municipal de Cascais, tinha já consciência clara da importância estratégica para o programa de cultura e arte no nosso Concelho de um equipamento como a CHPR. Não só estava certo do êxito em termos de visitantes, mas também em termos de repercussão crítica, nacional e internacional, das suas ricas atividades", salienta Carlos Carreiras, acrescentando que "é por isso com grande regozijo que comemoramos o 10º Aniversário da CHPR, comprovando o excecional relacionamento que mantemos com Artista e Família, em especial a partir do momento em que tive o gosto de me deslocar ao ateliê de Londres para assinar o contrato que ainda está vigente e que, em breve, será substituído por outro praticamente idêntico e com a mesma duração de dez anos."

Do contrato inicial resultou a doação de um significativo conjunto de desenhos e gravuras da artista, bem como o comodato de algumas das suas mais emblemáticas pinturas.
A Casa das Histórias Paula Rego é um equipamento que integra o Bairro dos Museus de Cascais, sendo gerido pela Fundação D. Luís I. "É de salientar o papel que a Casa das Histórias Paula Rego, a par de outros equipamentos, como o Centro Cultural de Cascais e o Museu Condes de Castro Guimarães, desempenha como motor das atividades culturais e artísticas desenvolvidas no âmbito do Bairro dos Museus, cuja criação se deve à iniciativa do executivo da Câmara Municipal de Cascais, nomeadamente do seu presidente Carlos Carreiras", enaltece Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I.
Ao longo desta década, o museu recebeu cerca de 630 mil visitantes, que apreciaram mais de 30 exposições, entre pintura, gravura e desenho de Paula Rego. "Durante esta década de existência, as exposições realizadas na Casa das Histórias Paula Rego contaram com colaborações e parcerias com outros grandes museus internacionais, que muito contribuíram para a afirmação da singularidade e importância deste museu dedicado à mais reconhecida artista portuguesa contemporânea", refere Catarina Alfaro, coordenadora da programação e conservação do museu.
A programação dos 10 anos da Casa das Histórias Paula Rego dirige-se ao público em geral, escolas e instituições.

Notícia (19-09-2019)

Despacho Normativo nº 7255_2018

Notícia (04-09-2019)

Abertura do ano letivo

12 de setembro - Reuniões com os Encarregados de Educação

13 de setembro - Início das aulas

Notícia (01-08-2019)

Tomada de Posse do novo Diretor

No passado dia 15, reuniu em sessão pública o Conselho Geral a fim de dar posse ao novo diretor do Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril, o professor Fernando Manuel Freire da Silva Ramos. O Auditório Ana Ribeiro foi pequeno para acolher todos quantos quiseram estar presentes e testemunhar tão importante ato da vida do agrupamento. O Conselho Geral aprovou ainda por aclamação um louvor ao diretor cessante professor José António dos Santos Loureiro e a toda equipa que ao longo do seu mandato desempenhou as suas funções com elevado sentido de responsabilidade, competência e profissionalismo. 


Notícia (21-07-2019)


Notícia (11-07-2019)

AVISO

LINK MEGA

Ver histórico de notícias da escola.

 

Aviso

Direção/Secretaria

Sem comunicações de momento.

 

 

Welcome
Welcome
image1 image2
Welcome
themed object
get in touch
back to top